domingo, 13 de novembro de 2011

Aula 13: A carta de Tolosa- Parte II

A carta de Tolosa- Parte II vemos as ações dos jesuítas. Lourenço edifica a igreja de São Thomé, a primeira nas missões do rio Real.
Percebemos que símbolos e rituais do mundo católico estão sendo inseridos no mundo dos primeiros habitantes. Como por exemplo, a igreja e a cruz, percebemos assim que uma cultural material começa a emergir no cotidianos dos nossos primeiros habitantes. O cristianismo aos poucos vai sendo inserido no cotidiano dos índios.
Tolosa deixa claro a fama que Lourenço tinha entre os índios e sua capacidade de pacificar, além disso, mostra que é positivo e de grande importância para a colonização a presença da Companhia de Jesus naquele território.
Nesta carta percebemos trechos que mostram a resistência às missões. Estes que são contrários à expansão do cristianismo é apontado pelo autor como demônio, no caso os fazendeiros, criadores de gado e alguns índios.
No entanto Tolosa tenta mostrar que esta resistência era de uma minoria. A carta de Tolosa enfoca “o batismo” como sendo outra importante atividade desenvolvida pelos missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário