quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Relatório do Seminário: Fontes Históricas: uso da memória, fotografia, literatura, testamentos, inventários e processos criminais.

O seminário foi ministrado por Silvia Maia de Oliveira, Abrahão Barbosa, Adriana Fonseca, Erick Matos e Fidel Santos. O seminário foi realizado na terça-feira, 13 de setembro de 2011, na Didática três na sala 110, no horário das 19h e 15min ás 20h e 24min.
O grupo utilizou os seguintes recursos na apresentação: vídeo e data show, slides para a exposição do tema, giz, quadro negro, apresentação oral e folder.
Os objetivos tratados na apresentação do seminário foram à importância das fontes históricas, ferramentas de trabalho do historiador, como forma de dialogar com o passado, procurar entender o contexto de uma época: social, econômico e político, através de fontes documentais como, por exemplo, as fotografias, os inventários, a literatura, o testamento e os processos criminais.
A apresentação teve iniciou com a aluna Silva Maia, falando sobre a definição de documento histórico, e exemplificou na carta escrita por Pero Vaz de Caminha. A escola dos Annales colaborou para o alargamento da noção de fonte. Em seguida, a aluna Adriana Fonseca falou sobre a fotografia, que é uma mistura de ficção e realidade, e a fotografia como obra de arte.
O aluno, Erick Matos falou sobre a literatura como fonte fecunda, o uso da literatura como fonte histórica, a criação da escola dos Annales, e que Pierre Nora e Jacques Le Goff, estimularam a pesquisa de novos documentos.
O aluno Abrahão, falou sobre os testamentos e inventários que são produzidos no contexto da morte de uma pessoa, e que estes documentos possuem informações da vida do falecido, bem como da sociedade em que ele viveu.
O aluno Fidel Santos, concluiu a apresentação falando sobre os porões do judiciário, o conceito de crime e os processos criminais no decorrer da história do Brasil.

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