domingo, 4 de setembro de 2011

As potencialidades da história local para a produção de conhecimento em sala de aula: o enfoque do município de Sorocaba

Fichamento do Texto

Na introdução, no 2º parágrafo, na pág. 37,o autor relata que as pessoas usam como modelo de tradição , a cultura européia , qualidades individuais ou coletivas de regiões desvalorizadas pelo "olhar global". Uma história geral que apaga as especificidades da história local em nome de uma versão completa busca manter versões dominantes.

No 3º parágrafo, na pág. 37, o autor descreve que os alunos estão se distanciando dos temas abordados em sala de aula, além disso eles não tem relação com a sua comunidade, sua cultura ou seu país.

No 4º parágrafo, na pág. 37, o autor comenta uma visão tradicional da disciplina de história, pretendendo discutir as potencialidades da história local para o ensino fundamental e médio. O autor relata o processo de ensino e aprendizagem de história baseado na pesquisa, que segundo o autor e um elemento motivador de estudos, os quais relacionados ás experiências dos alunos, poderão levá-los a produzir conhecimento histórico num trabalho mediado pelo professor.

No 1º parágrafo, na pág. 38, com o sub-título: História local: a modernidade em Sorocaba , o autor relata que, para construir conhecimento histórico a partir do trabalho em sala de aula, a história local se apresenta como um caminho importante para análises mais amplas.

No 3º parágrafo, na pág.38, o autor comenta que, o município de Sorocaba, apresenta uma proposta de ensino de história voltada para a recuperação das "experiências vividas" nesse município, tendo como discursão a ideia de modernidade, veiculada na cidade, no início do século XX  por alguns setores sociais que proclamaram seu avanço através da denominação Manchester Paulista. Sorocaba esta ligada a sua feira de muares, encontrou um futuro promissor, deixando para trás a decadente feira de animais que não suportava a concorrência com a modernidade das estradas de ferro,caminhando para o progresso com a instalação de indústrias têxtil a partir da década de 1880. 

Na página 40, o autor para concluir aponta que, os professores e alunos trabalhando juntos, despertam novas sensibilidades, criando maiores vínculos políticos, sociais e culturais podem respeitar a multiplicidade de opiniões, as memórias coletivas e o "outro" sem anular as singularidades dos sujeitos históricos, tanto do presente quanto do passado.


Bibliografia

JÚNIOR, Arnaldo Pinto. In: História: Área de conhecimento. Ano 1, nº 3, 2001, páginas 37-40.     
  

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