domingo, 11 de setembro de 2011

Relatório do Seminário: História e Documento

O seminário foi apresentado por Diego Leonardo e Marcos. A apresentação foi realizada na terça-feira, 06 de setembro de 2011, na Didática 3, na sala 110 e teve início às 19h e 40 min.

A dupla, utilizou os seguintes recursos na sua apresentação: data show, vídeo, quadro negro, giz, folder e apresentação oral.

A apersentação do seminário começou com o vídeo, que mostrava a visita que os alunos tinha realizado ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Em seguida os seminaristas explicaram o que vem a ser um documento, a metodologia de estudo do documento e a analise de um documento histórico.

 

Relatório do Seminário: Conservar e Restaurar Documentos

O seminário foi ministrado por José Santo Sousa Neto, Gleidson Menezes, Jaqueline Almeida Jesus, Kaline Oliveira Menezes, Letycia Sobral e Juliano Gonzaga.

O seminário foi realizado na terça-feira, 06 de setembro de 2011, na Didática 3, na sala 110, às 19h.

O grupo utilizou os seguintes recursos: vídeo, data show, quadro negro, giz, apresentação oral e folder.

Os objetivos tratados no seminário, foram a visita que o grupo realizou no APES- Arquivo Público do Estado de Sergipe, transmitiram para seus colegas o que é restauração e sua importâcia.

Tendo em vista os aspectos observados no seminário, o grupo mostrou de forma objetiva os tipos de papéis, passo a passo o processo de conservação dos documentos, os agentes de degradação dos documentos e todo o processo de restauração de um documento.


domingo, 4 de setembro de 2011

As potencialidades da história local para a produção de conhecimento em sala de aula: o enfoque do município de Sorocaba

Fichamento do Texto

Na introdução, no 2º parágrafo, na pág. 37,o autor relata que as pessoas usam como modelo de tradição , a cultura européia , qualidades individuais ou coletivas de regiões desvalorizadas pelo "olhar global". Uma história geral que apaga as especificidades da história local em nome de uma versão completa busca manter versões dominantes.

No 3º parágrafo, na pág. 37, o autor descreve que os alunos estão se distanciando dos temas abordados em sala de aula, além disso eles não tem relação com a sua comunidade, sua cultura ou seu país.

No 4º parágrafo, na pág. 37, o autor comenta uma visão tradicional da disciplina de história, pretendendo discutir as potencialidades da história local para o ensino fundamental e médio. O autor relata o processo de ensino e aprendizagem de história baseado na pesquisa, que segundo o autor e um elemento motivador de estudos, os quais relacionados ás experiências dos alunos, poderão levá-los a produzir conhecimento histórico num trabalho mediado pelo professor.

No 1º parágrafo, na pág. 38, com o sub-título: História local: a modernidade em Sorocaba , o autor relata que, para construir conhecimento histórico a partir do trabalho em sala de aula, a história local se apresenta como um caminho importante para análises mais amplas.

No 3º parágrafo, na pág.38, o autor comenta que, o município de Sorocaba, apresenta uma proposta de ensino de história voltada para a recuperação das "experiências vividas" nesse município, tendo como discursão a ideia de modernidade, veiculada na cidade, no início do século XX  por alguns setores sociais que proclamaram seu avanço através da denominação Manchester Paulista. Sorocaba esta ligada a sua feira de muares, encontrou um futuro promissor, deixando para trás a decadente feira de animais que não suportava a concorrência com a modernidade das estradas de ferro,caminhando para o progresso com a instalação de indústrias têxtil a partir da década de 1880. 

Na página 40, o autor para concluir aponta que, os professores e alunos trabalhando juntos, despertam novas sensibilidades, criando maiores vínculos políticos, sociais e culturais podem respeitar a multiplicidade de opiniões, as memórias coletivas e o "outro" sem anular as singularidades dos sujeitos históricos, tanto do presente quanto do passado.


Bibliografia

JÚNIOR, Arnaldo Pinto. In: História: Área de conhecimento. Ano 1, nº 3, 2001, páginas 37-40.     
  

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL

 A valorização da história local, é uma discurssão entre a História Realidade e a História Conhecimento.
Entende-se por história conhecimento a história escrita pelos históriadores. E a história realidade é a história vivida.
Um exemplo desta dicurssão é o livro "O queijo e os vermes"do historiador italiano Carlos Ginzgurg.



O livro relata a história de Menocchio (o moleiro) um personagem que era próximo do autor e ao mesmo tempo distante. Próximo no  princípio de suas escolhas no mundo em que o historiador vive, e distante por que o tempo do personagem era diferente do historiador(escritor). 
Portanto, devemos valorizar não só a figura das grandes personalidades da história, mais também a história social, do cotidiano.